Revista Escala Rural Ovos
Vital & Nutri // Imprensa

BENEFÍCIOS À SAÚDE, SIM!

Acusado injustamente de ser o inimigo número um do coração durante décadas, o ovo agora dã o troco. Já existem provas cientificas que revelam: ele não é o que se imaginava!

Até mesmo a Associação de Cardiologistas dos EUA, que sempre dava recomendações e, algumas vezes, restrições ao consumo, tirou as barreiras e convida a comer ovo de forma livre e segura.
Um estudo americano, realizado com um grupo que consumia e outro não, apontou maior incidência de doenças cardíacas justamente entre as pessoas que não recorriam ao alimento com frequência. Em outras palavras, o “dito-cujo” não provoca problemas cardiovasculares. De acordo com especialistas, os principais fatores que causam esse mal são o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo.

“O consumo de ovos, até um por dia, não está relacionado com o risco de desenvolvimento de doença coronária ou derrame. Um ovo por dia não traz risco de doença coronária ou derrame de pessoas saudáveis. A conclusão está em um artigo publicado pelo Journal of the American Medical Association. Mas o consumo de gorduras saturadas, como leite integral, creme de leite, nata, bacon, manteiga, queijos feitos com leite integral, gema de ovos, entre outros deve ser moderado por pessoa que apresentam taxas elevadas de colesterol sanguíneo, além de portadores de diabetes e obesos”, ressalta a nutricionista Erika Almeida.
De acordo com a nutricionista, vale lembrar, que o ovo é um alimento de origem animal, portanto apresenta naturalmente em sua composição o colesterol, que é um tipo de gordura produzida pelo organismo e também fornecida a partir da alimentação.