Revista Super Varejo Biomassa de Banana Verde
Vital & Nutri // Imprensa

BIOMASSAS DE BANANA VERDE

Ingrediente que pode ser inserido em diversas receitas, de entradas a sobremesas, a biomassa de banana verde é um produto diferenciado e inovador cuja composição tem uma substância que traz inúmeros benefícios à saúde. Obtido a partir de qualquer espécie de banana em seu estado verde, o produto traz contribuições para o funcionamento do intestino e o controle do peso corporal.
A responsável pela descoberta da biomassa da banana verde foi a ex-bananicultora e aposentada Heloísa de Freitas Valle, que, na década de 1990, passou a cultivar bananas na região do Vale do Ribeira, no município de Eldorado, interior paulista.
Em meados de 1996, a sua fazenda foi roubada e todos os alimentos foram saqueados, “Meus funcionários vieram me dizer que não havia nada para comer. Foi então que pedi para que um deles colhesse um cacho de banana. Ele me disse que só tinha banana verde e então respondi que era esse mesmo que queria”, lembra Heloísa. De posse do cacho com bananas verdes, ela resolveu fazer uma sopa. “Coloquei as bananas inteiras, com casca e tudo, na panela e, após o cozimento, passei aquele creme na peneira e tirei a casca. A sopa ficou boa e eu e os empregados comemos”, descreve Heloísa a respeito da origem da biomassa da banana verde.

Um detalhe importante notado por Heloísa foi que, muitas horas após ingerir a sopa, não sentia fome. Ao falar sobre o ocorrido com um professor e Ph. D em Química da Universidade Federal de São Carlos, soube que essa sensação produzida era resultado da forte presença de amido resistente na banana verde, nutriente responsável por promover a saciedade e, assim reduzir a fome.
Munida dessa informação, Heloísa notou que tinha em mãos um poderoso ingrediente que, se preparado apenas com água, não apresentava sabor e poderia ser inserido em inúmeras receitas. A partir daí, ela deu início a um série de experiências com a biomassa, utilizando-a em diversos pratos: do feijão ao brigadeiro.
Em parceria com instituições como a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de São Paulo, ela testou as receitas com todo o apoio científico (a história da biomassa, as experiências de Heloísa e diversas receitas estão no livro de sua autoria “Yes, nós temos bananas”, Editora SENAC).
Heloísa passou a focar no trabalho com a biomassa de banana verde como forma de cessar o desperdício de banana.
“Aproximadamente 60% da produção de banana no País é desperdiçada pelo fato de as frutas não atingirem tamanho e qualidade ideais para serem comercializadas. Assim, a biomassa alternativa para utilizar essa porcentagem tão grande de banana que é jogada fora”.
Ela explica, ainda, que a biomassa traz muitos nutrientes às receitas e que assim o produto poderia ser uma opção para as classes econômicas menos favorecidas. Ela conta que encaminhou um projeto a diversos políticos como forma de incluir o ingrediente na refeição de diferentes setores (como escolas públicas), mas se chateia porque até o momento o projeto não decolou. “A região do Vale do Paraíba continua na miséria e, em contrapartida, muita banana que poderia ser utilizada para enriquecer diversas receitas é desperdiçada”.

OS atrativos nutricionais
O diferencial da banana verde é que ela é rica em amido resistente, importante nutriente que aumenta a sensação de saciedade e reduz a fome. “Segundo estudos, o amido resistente presente na banana verdade (independentemente do tipo de fruta) pode chegar até 80%. Porém, o processo de amadurecimento da banana faz com que a substância se transforme em açúcar e a fruta adquira cor e sabor característicos”, explica a nutricionista clínica funcional Erika Almeida.
Esse nutriente, segundo a profissional, é um tipo de carboidrato que não sofre ação das enzimas digestivas, sendo fermentado no intestino por bactérias benéficas e resultando na produção de ácidos graxos de cadeira curta.
“Essas substâncias contribuem para a prevenção e tratamento de doenças, como alterações nos níveis de colesterol sanguíneo, diabetes e alguns tipos de câncer. Além disso, o amigo resistente apresenta comportamento semelhante ao das fibras, e acelera o movimento intestinal para o tratamento da obstipação (prisão de ventre)”.

Receita de biomassa de banana verde para ser feita em casa
Coloque água na panela de pressão. Após a fervura, acrescente de 10 a 12 bananas verdes com casca. Cozinhe por cerca de 8 minutos. Deixe descansar por 12 minutos em panela tampada. Retire a banana da panela sem jogar a água fora. Separe a polpa da casaca. Bata a polpa com a água da fervura no liquidificador até obter uma massa homogênea. Utilize nas preparações ou congele.