Revista Super Varejo Óleo de coco
Vital & Nutri // Imprensa

Estudos recentes apontam que o óleo de coco ajuda no controle de colesterol e na eliminação de gordura

Quando o assunto é alimentação saudável, ele é o protagonista do momento. Classificado como complemento alimentar e, por meio de pesquisas, considerado um grande aliado à saúde, o óleo de coco pode ser utilizado em diversas receitas e ainda contribui com várias funções do organismo.

Uma substância encontrada em grande quantidade no óleo de coco é o ácido láurico que, ao ser absorvido pelo organismo, proporciona muitos benefícios. “Aproximadamente metade do ácido graxo de cadeia média presente no óleo de coco é o ácido láurico. Ao chegar ao intestino, esse ácido se transforma em monolaurina, que apresenta ação antimicrobiana, antiviral e antiprotozoária”, relata a nutricionista clínica funcional Erika Almeida.

Outros resultados também são obtidos por meio do ácido láurico, conforme explica Erika. “Contribui para melhorar a capacidade imunológica do organismo, age como anti-inflamatório e antioxidante”.
Além disso, segundo detalhe a nutricionista, pode colaborar com a prevenção de obesidade e redução abdominal.

Ingerido puro como complemento alimentar ou então em receitas culinárias, o óleo de coco tem demonstrado resultados positivos no combate ao colesterol. “Pesquisas indicam que o óleo de coco pode contribuir para o melhor funcionamento do HDL, colesterol (bom colesterol) e age no combate aos fatores de risco para doenças cardiovasculares”, descreve Erika.